sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sugestão de vídeo para aula de números racionais.

Plano  de  Aula  Encontro  Presencial
 Conteúdos: Números e Operações
 Justificativa: Mostrar aos alunos que é possível escrever regras (Expressões Algébricas) para sequências numéricas ou figuras (padrões) facilitando e complementando o raciocínio lógico. 
 Objetivo: Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões).
  Estratégias:1 aula: Retomada de conteúdos; debates com alunos sobre o que são padrões, sequências, o que eles já conhecem no seu dia a dia para introdução da teoria; passar no projetor os padrões  Escher e análise de padrões na realidade; listas de sequências geométricas.
 2 aula: Introduzir sequências numéricas básicas para que o aluno complete; dar início as atividades em que o aluno determinará as leis de formação de cada sequência.
 Recursos::Quadro, giz, livros didáticos, listas de exercícios/xerox, multimídia
 Avaliação: Observação das atividades contínuas/ provas e avaliações.
 Recuperação: Contínua.     
PLANO DE AULA: NUMÉROS RACIONAIS

Disciplina: Matemática

Turma: 9º ano do Ensino Fundamental

Tempo previsto: 8 horas / aula

Tema da aula: Números Racionais

Conteúdos:
  • Representação de números racionais, exatos e dizimas periódica;
  • Operações com racionais – adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiação;
  • Frações: equivalentes, relação entre fração e decimais, novos significadas para fração;
  • Porcentagem;

Habilidades / Competências:

Grupo I: Competências para observar:
  • H01 – Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
  • H02 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
  • H03 – Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do S.N.D. identificando a existência de “ordens” como décimos centésimos e milésimos.

Grupo II: Competências para realizar
  • H10: Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação – expoentes inteiros e radiciação).

Grupo III: Competências para compreender
  • H15: Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação)
  • H16: Resolver problemas que envolvam porcentagem.

Estratégias:
ü      Utilização do Soroban ( Caderno do aluno 5º serie 6º ano volume 2) para explorar a representação de um número decimal e facilitar a compreensão do valor posicional de cada algarismo.
ü      Uso da linguagem mista (Caderno do aluno 5º serie 6º ano volume 2) para das significado a representação e as operações com números decimais;
ü      Uso de malhas quadriculadas e de figuras;
ü      Exploração, resolução e discussão de situações-problemas envolvendo diferentes tipos de razão;
ü      Identificar propriedades comuns entre objetos ou números;
ü      Construir classes de equivalência;
ü      Análise de dados;
ü      Uso da calculadora;

Metodologia:
                                 
As aulas serão desenvolvidas através de situações-problemas do cotidiano do aluno e a partir das mesmas, serão ministradas aulas teóricas, explicativas, expositivas utilizando o conhecimento já adquirido e a construção de novos conhecimentos;
ü      Apresentação de um slide falando da importância de estudar os números racionais;
ü      Leituras de textos para introduzir os conceitos de alguns conteúdos. Textos do próprio livro didático do aluno, como também outros livros que trazem informações sobre o assunto em estudo.
ü      Propor algumas situações problemas do cotidiano em que os alunos utilizem números decimais para que os mesmos possam responder oralmente.
ü      Discussão e correção colaborativa das atividades (Feedback).

Recursos Didáticos:
ü      Textos impressos, projetor de slides, vídeo, softwares (jogos educacionais sobre os números racionais).

Avaliação:
Neste processo os alunos serão avaliados, de forma continuam, quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades propostas a serem alcançadas, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto a compreensão e construção de conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.

Será avaliada também a participação dos alunos durante a exploração do assunto proposto, nos exercícios resolvidos em sala de aula e extra classe; nos trabalhos confeccionados para serem apresentados em sala de aula.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

domingo, 9 de junho de 2013


"Um idealista é alguém que ajuda o outro a ter sucesso" Henry Ford 

O valor da união e da confiança entre indivíduos diferentes é retratado com muito humor. Um divertido desenho animado que mostra que a união faz a força. Um por Todos ou Todos por um. Assim como o nosso blog.

Poesia Matemática - Millôr Fernandes


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sugestões de Leitura



Primeiras experiências leitoras e escritoras

Rosangela Almeida: Minha iniciação ao universo da leitura e escrita me lembro bem aconteceu por volta dos três anos de idade e isso me marcou muito porque vi na casa de um primo distante cerca de uns nove ano mais velho do que eu um quarto repleto de gibis (repleto mesmo com muitas prateleiras e estantes ) fiquei encantada pensando em como alguém podia gostar tanto assim de algo e que naquelas páginas deveria ter algo especial para atrair um adolescente que gostava de passar horas naquele quarto e o mais impressionante era que ele convidava vários outros amigos para vir ao quarto e lá dentro não se escutava um pio. Todos os meninos que lá entravam iam direto para sua prateleira favorita pegava um gibi deitava ou sentava no tapete e não saia de lá até terminar de ler e isso sem ninguém pedir para ficar quieto ou em silêncio então minha curiosidade foi aumentando e pedi para que os meninos maiores lessem para mim o que eles estavam lendo, mesmo percebendo que eles não gostavam muito do pedido eles liam e eu adorava, aos poucos comecei a abrir os gibis e como ainda não sabia ler olhava as figuras e criava minhas próprias histórias era sensacional.

Oleriano Veloso Casado: É necessário estabelecer as devidas conexões entre matemática,leitura e a escrita,constatei que melhora as aulas,torna mais produtiva,cria um clima de prazer. A leitura auxilia na interpretação de texto e gera cálculos,contas,fórmulas e raciocínios.


Rosangela Constancio: Minha experiência com a palavra escrita, começou desde bem pequena. Sempre fui fascinada pela escola.  Minha primeira lembrança marcante desse período foi na pré-escola. Eu adorava fazer folhas com as palavras que aprendia na cartilha. Foi um período mágico, onde a cada momento eu me apaixonava ainda mais pelas palavras e por agora neste momento ler.  Apesar dos meus seis anos, estava encantada com a magia das letras. E de lá para cá não parei mais.Sempre li muito, nunca fiquei sem estar na companhia de um bom livro, mas um livro em especial marcou minha vida e me mostrou quão fascinante é a leitura. ”Vidas Secas”, de Graciliano Ramos. Lembro-me de que eu não fazia nada direito só para ler aquela história que tanto me impressionava. Devorava linha por linha, como se fosse o ar que respirava. E me recordo da minha surpresa quando virei a última página e percebi que havia acabado. Um misto de decepção, de quero mais tomou conta de mim. A magia da leitura era tão grande que não me conformava do livro ter acabado. Mas aí está o segredo: a leitura nos faz pensar, sonhar, participar de mundos e histórias diferentes. Sempre nos deixa com o desejo de quero mais. Sempre mais. E estas paixões passaram aos meus filhos que hoje são bons leitores também e agora a minha neta que esta começando neste mundo de magia e sonho.


Rita de Cassia Tonin Oliveira: A   leitura esta intrinsicamente  relacionada  a nossa capacidade  escritora , nos  mais variados setores : na  arte, dança , literatura .  


Roselene Aparecida Gomes: Minha experiência com a leitura começou quando eu era ainda  criança.........bom morávamos no sítio, não tinha televisão minha Avó adorava novelas que ouvia no rádio, mas tarde começou a vir nas revistas chamadas "fotonovelas" eu acho, bom minha vó ficava a tarde inteira lendo novelas , e eu criança lá com ela queria ler também foi aí que começou  o meu interesse pela leitura. Infelizmente hoje não posso mais socializar  com  ela  essa nossa  história  ....... Vó   amo você. 


Pense um pouco



 Criadores do Blog

OLERIANO VELOSO CASADO (Cursista)        
Valentim Gentil-SP 
 Trabalho com 6º ano até o 9º ano, No Cícero Usberti - Valentim Gentil. Desenvolvi um projeto com  7º ano, construção de pontes com macarrão que suportam até 3Kg, foi um sucesso,exploramos ângulos, unidades de medidas e pesos, área , perímetro.  

NEUSA APARECIDA DE PAULA GALDI (Cursista) 
Votuporanga-SP 
Eu sou a professora Neusa, da escola Cicero Barbosa, estou há 21 anos no  magistério. Estou aberta à novas  ideias, desafios , propostas... Estou na expectativa, ansiosa para o decorrer do mesmo. Que Deus nos abençoe e  nos  ilumine, hoje e sempre! bjs

ROSANGELA MARIA M CONSTANCIO (Cursista) 
Nasci em Maio de 1964. Sou uma pessoa objetiva. Se tem uma coisa que não gosto é de rodeios... Gosto mesmo de ir ao ponto, se me perguntam eu respondo. Por isso, não me pergunte algo se não quiser saber mesmo a resposta. Sou professora a 26 anos.
Gostos? gosto de churrasco, galinhada e uma boa salada.
Filmes? Faça a coisa certa ou Ensina-me a viver
Passatempo? Ler um bom livro e pescar.

ROSANGELA ALMEIDA (Cursista) 
Votuporanga-SP 
Olá sou Rosângela professora de matemática da escola Esmeralda de Votuporanga, casada, tenho 33 anos e um filho lindo que é a razão da minha vida. Amo minha profissão sou torcedora fanática do Santos e graças a Deus muito feliz.

ROSELENE APARECIDA GOMES (Cursista) 
Votuporanga-SP 
Sou professora ha  23 anos na rede pública, efetiva E.E. Sebastião Almeida Oliveira, sou alegre e divertida e espero socializar novas experiências neste curso.