PLANO DE AULA: NUMÉROS RACIONAIS
Disciplina: Matemática
Turma: 9º ano do Ensino Fundamental
Tempo previsto: 8 horas / aula
Tema da aula: Números Racionais
Conteúdos:
- Representação de números racionais, exatos e dizimas periódica;
- Operações com racionais – adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiação;
- Frações: equivalentes, relação entre fração e decimais, novos significadas para fração;
- Porcentagem;
Habilidades / Competências:
Grupo I: Competências para
observar:
- H01 – Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
- H02 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
- H03 – Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do S.N.D. identificando a existência de “ordens” como décimos centésimos e milésimos.
Grupo II: Competências para
realizar
- H10: Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação – expoentes inteiros e radiciação).
Grupo III: Competências para
compreender
- H15: Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação)
- H16: Resolver problemas que envolvam porcentagem.
Estratégias:
ü
Utilização do Soroban ( Caderno do aluno 5º
serie 6º ano volume 2) para explorar a representação de um número decimal e
facilitar a compreensão do valor posicional de cada algarismo.
ü
Uso da linguagem mista (Caderno do aluno 5º
serie 6º ano volume 2) para das significado a representação e as operações com
números decimais;
ü
Uso de malhas quadriculadas e de figuras;
ü
Exploração, resolução e discussão de
situações-problemas envolvendo diferentes tipos de razão;
ü
Identificar propriedades comuns entre objetos ou
números;
ü
Construir classes de equivalência;
ü
Análise de dados;
ü
Uso da calculadora;
Metodologia:
As aulas serão desenvolvidas
através de situações-problemas do cotidiano do aluno e a partir das mesmas,
serão ministradas aulas teóricas, explicativas, expositivas utilizando o
conhecimento já adquirido e a construção de novos conhecimentos;
ü
Apresentação de um slide falando da importância
de estudar os números racionais;
ü
Leituras de textos para introduzir os conceitos
de alguns conteúdos. Textos do próprio livro didático do aluno, como também
outros livros que trazem informações sobre o assunto em estudo.
ü
Propor algumas situações problemas do cotidiano
em que os alunos utilizem números decimais para que os mesmos possam responder
oralmente.
ü
Discussão e correção colaborativa das atividades
(Feedback).
Recursos Didáticos:
ü
Textos impressos, projetor de slides, vídeo,
softwares (jogos educacionais sobre os números racionais).
Avaliação:
Neste processo os alunos serão
avaliados, de forma continuam, quanto ao desempenho nas atividades, aos
conteúdos desenvolvidos, as habilidades propostas a serem alcançadas, a
metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto a compreensão e
construção de conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as
habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem
da matemática.
Será avaliada também a
participação dos alunos durante a exploração do assunto proposto, nos
exercícios resolvidos em sala de aula e extra classe; nos trabalhos
confeccionados para serem apresentados em sala de aula.
Olá colegas! Ficou muito bom o plano de aula de vocês.
ResponderExcluirUm abraço.
Olá turma, parabéns pela elaboração do Plano de Aula!
ResponderExcluirGeisa - grupo 3 - turma 196